terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Lagoa insone

 Cansada de ser tratada como uma coisa esquisita, que chama atenção por destoar do entorno. 

Ao me avistarem, por vezes, sou tratada como quem aprecia uma obra surrealista. Há vislumbre de beleza, mas também estranheza e o que se conclui é um vazio de sentido.

A minha peculiaridade, que por vezes se avista como absurda, é de carne e osso. Sangro e desmorono como qualquer humano, choro, peço colo, careço de carinho... 

Quase nada em mim é firme... pouco ofereço que seja contuso... minha dureza e seriedade vocabular aparece em momentos (até inadequados), mas mergulha e some na profundeza confusa, infantil, desmedida, impulsiva e romântica cuja maior parte do meu oceano configura.

Poderia dizer que nada em mim ressoa autossuficiência, mas se alguém percebeu algum foco de autoestima não foi por meus encantos. Tenho poucos aliás, meu fascínio por min tem origem no meu pouco critério lógico quanto à beleza, moral e virtudes. Minha identificação está mais do lado da ética, da distopia e da tragédia.

E o caos que me reveste em nada prenuncia meus aspectos sugenéres. Sou comum, tal qual lago de água parada, como descreve Benedetti, esperando chuva que possa movimentar os musgos das minhas paredes e permitir que o oxigênio volte a trazer vida que faça morada. 



O poema:

"Unas veces me sientocomo pobre colina
y otras como montaña
de cumbres repetidas.

Unas veces me siento
como un acantilado
y en otras como un cielo
azul pero lejano.

A veces uno es
manantial entre rocas
y otras veces un árbol
con las últimas hojas.
Pero hoy me siento apenas
como laguna insomne
con un embarcadero
ya sin embarcaciones
una laguna verde
inmóvil y paciente
conforme con sus algas
sus musgos y sus peces,
sereno en mi confianza
confiando en que una tarde
te acerques y te mires,
te mires al mirarme." Estados de Ánimo - Mario Benedetti)
*********************

Mais sobre Mario Benedetti:

https://www.revistaprosaversoearte.com/?s=mario+benedetti

Música: The Archer (Taylor Swift)

Combate, estou pronta para o combate
Eu digo que não quero isso, mas e se eu quiser?
Porque a crueldade vence nos filmes 
Eu tenho uma centena de discursos rejeitados
Eu quase disse a você Fácil eles vêm, fácil eles vão
Eu pulo do trem, eu vou sozinha 
Eu nunca cresci, está ficando tão velha 
Me ajude a segurar em você Eu fui a arqueira 
Eu fui a presa 
Quem poderia me deixar, querido? 
Mas quem poderia ficar?
Lado negro, eu procuro seu lado negro
 Mas e se eu estiver bem, certo, certo, bem aqui?
E eu cortei meu nariz apenas para irritar meu rosto 
Então eu odiei meu reflexo por anos e anos
Eu acordo no meio da noite, ando como um fantasma 
A sala está pegando fogo, fumaça invisível
E todos os meus heróis morrem sozinhos
Me ajude a segurar em você 
Eu fui a arqueira, Eu fui a presa 
Gritando, quem poderia me deixar, querido? 
Mas quem poderia ficar?
(Eu vejo através de mim...) Porque eles veem através de mim 
Eles veem através de mim 
Eles veem através Você pode ver através de mim? Eles veem através 
Eles veem através de mim Eu vejo através de mim...
Todos os cavalos do rei, todos os homens do rei 
Não conseguiriam me juntar de novo 
Porque todos os meus inimigos começaram como amigos
Me ajude a segurar em você Eu fui a arqueira Eu fui a presa 
Quem poderia me deixar, querida? Mas quem poderia ficar?
(Eu vejo através de mim...) Quem poderia ficar? 
Você poderia ficar Você! Combate, estou pronta para o combate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário