quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Sobre memórias e Amores




Sobre Memórias

Memória é onde se guardam coisas do passado.
Há dois tipos de memórias: memórias sem vida própria e memórias com vida própria.
As memórias sem vida própria são inertes. Não têm vontade. Sua existência é semelhante à das ferramentas guardadas numa caixa. Não se mexem. Ficam inertes nos seus lugares à espera... à espera de que a chamemos...
As memórias com vida própria, a o contrário, não ficam quietas dentro de uma caixa. São como pássaros em vôo. Vão para onde querem. E podem chamá-las que elas não vêm. Só vêm quando querem. Moram em nós, mas não nos pertencem. O seu aparecimento é sempre uma surpresa. É que nem suspeitávamos que estivessem vivas!
“Alma” é o nome do lugar onde se encontram esses pedaços perdidos de nós mesmos. São partes do nosso corpo como as pernas, os braços, o coração. Circulam em nosso sangue, estão misturadas com os nossos músculos. Quando elas aparecem o corpo se comove, ri, chora...
Para que servem elas? Para nada. Não são ferramentas. Não podem ser usadas. São inúteis. Elas aparecem por causa da saudade. A alma não tem o menor interessa no futuro. A saudade é uma coisa que fica andando pelo tempo passado à procura dos pedaços de nós mesmos que se perderam...
A saudade não conhece o tempo. Não sabe o que é antes nem depois. Tudo é presente...
(Rubem Alves – O velho que acordou menino: infância / Sobre Memórias)

6 comentários:

  1. Oi Hellen...

    Que lindo que tá seu blog!!!!

    O texto é demais!!!!

    Fiquei curiosa sobre o filme que vc disse...quero assistir..

    Tá muito gostoso esse lugar....

    Bjos menina querida!

    Zil

    ResponderExcluir
  2. Nossa amiga lindo texto de Rubens Alves, ainda não conhecia esse, amei! Não sei por que mais lendo me recordei de uma frase do gradioso Luis Fernando Veríssimo: "Às vezes, a única coisa verdadeira num jornal é a data".

    E pensando bem cá com meus botões é verdade!

    Bjão minha flor...

    Obs: Há, recomendo Verônica H. pra ti, sei lá acho que te identificarias com ela também, ou no minimo irias gostar da leitura (rsrs)

    ResponderExcluir
  3. Tudo que marca nessa vida tem memória, até mesmo quando pensamos que já está esquecido.

    Hellen linda, acabei de chegar de viagem, ainda estou organizando minha vida, mas logo venho pegar o selo oferecido com tanto carinho, viu?

    Beijo imenso.

    Rebeca

    -

    ResponderExcluir
  4. Oi...eu sinto muito pelo vestibular....

    vai dar certo...tudo tem a hora certa...

    se vc tiver um e-mail...e puder me passar...vou mandar uma coisinha...rs...pra vc...

    bjos menina querida!


    Zil

    ResponderExcluir
  5. Nossa,mais que lindo que tah aqui *.*
    Flor,saudade de vc!
    Tah tudo bem??

    Adoro esse texto!Fecho minhas visitas hoje com chave de ouro..rs

    Beijo...beijoo..beijoooooo!

    ResponderExcluir
  6. Somente quem acorda consegue sonhar!
    Que coisa mais sem pé nem cabeça!
    Mas era para ter apenas para dizer que as minha apenas acreditam em sonhos. E reconhece um SONHADOR pelos olhos, pelo que lê, pelo que diz, pelo que transborda e inundando em mim.
    te amo mana!
    Teus sonhos são bons ventos nas minhas asas.
    Fica em paz e sacode as asas, teu vôo está apenas começando...
    "apenas começamos... e o mundo começa agooora, aaaah aaaah aaaah, apenas começamos" - Essa canção canto para ti ninar.

    ResponderExcluir