domingo, 9 de janeiro de 2011

Quando chorar

"Há um tipo de choro bom e há outro ruim. O ruim é aquele em que as lágrimas correm sem parar e, no entanto, não dão alívio. Só esgotam e exaurem. Uma amiga perguntou-me, então, se não seria esse choro como o de uma criança com a angústia da fome. Era. Quando se está perto desse tipo de choro, é melhor procurar conter-se: não vai adiantar. É melhor tentar fazer-se de forte, e enfrentar. É difícil, mas ainda menos do que ir-se tornando exangue a ponto de empalidecer.
Mas nem sempre é necessário tornar-se forte. Temos que respeitar a nossa fraqueza. Então, são lágrimas suaves, de uma tristeza legítima à qual temos direito. Elas correm devagar e quando passam pelos lábios sente-se aquele gosto salgado, límpido, produto de nossa dor mais profunda.
Homem chorar comove. Ele, o lutador, reconheceu sua luta às vezes inútil. Respeito muito o homem que chora. Eu já vi homem chorar."

(Clarice Lispector)

As palavras de Clarice me fazem perceber como precisamos buscar ser fortes diante dos percalços da vida, para que no momento em que sua consequência inevitável seja a dor, possamos ter guardado exemplos de luta e superação. Não apenas que vimos, mas que vivemos.
Também reconheço, como Clarice, a importância de chorar, aliás de tanto que já chorei. Entretanto, um dia Deus me deu de presente um consolo inesperado: este texto. E resolvi agora retribuir o presente, de uma maneira que alcance alguém, que como eu, esteja precisando saber de alguns segredos que a vida tem. Acredito que Deus colocou no mundo algumas pessoas exatamente para esse fim: nos revelar que viver faz sentido, mesmo existindo a morte inevitável. Vivemos para sermos felizes, descubra isso enquanto há tempo!

(HCQF/jan-2011)



4 comentários:

  1. Oi Hellen...

    Amei seu post...a música...

    Tudo de grande sabedoria!

    Bjos e boa semana!

    Zil

    ResponderExcluir
  2. Ela pode até ser uma flor, mas é forte como uma luz. Brilhante, aquecedora, originadora de vida.
    Bjus mana

    ResponderExcluir
  3. no livro que lhe dei de aniversário, eu escolhi quatro palavrinhas e grudei no início. lembra?
    em uma delas está escrito "força".
    essa que tens e faz transbordar.
    óbvio que, as vezes, ela se esconde...
    some por uns dias, mas é sua!
    e sempre será!
    linda amiga, obrigada pelo impulso de sempre.
    te amo.

    ResponderExcluir
  4. Oi...quero agradecer sua visita seu comentário de carinho...e tb sua presença no meu cantinho...OBRIGADA!

    "Eu daria a delicadeza
    das minhas palavras,
    Eu daria o alvorecer
    das manhãs de primavera,
    na paleta da vida
    prá colorir
    e te fazer sorriR..."

    bjos!

    Zil

    ResponderExcluir