quinta-feira, 28 de maio de 2020

Desvendar o visto

Desafio dos cinema
1 - Willow ✓
2 - A princesinha
3 - Abracadabra✓
4 - Dorian Gray
5 - A ilha do medo
6 - O aviador
7 - O piano
8 - A professora de piano
10 - Chocolat
11 - a misteriosa vida das abelhas
12 - π
13 - O cavaleiro solitário
14 - o libertino
15 - o verão da minha vida
16 - big eyes
17 - suite francesa
18 - a garota do brinco de pérola
19 -  Batman: cavaleiro das trevas
20 - Preciosa
21 - Meia noite em Paris
22 - sem limites
23 - o lado bom da vida
24 - As palavras
25 - o mágico de oz
26 - o carteiro e o poeta
27 - Erin Brocovich
28 - memórias de uma gueixa
29 - o tigre e o dragão
30 - Lion - uma jornada para a vida
28 de maio de 2020

terça-feira, 26 de maio de 2020

Fonte



Sabe quando alguma coisa te amanhece? Tipo verão do lado de dentro?
Tem história que nem parece que tem início ... Como se já estivesse lá... Acontecendo bem baixinho, sem alarde, na espreita dos sentidos, emprestando companhia a solidão... 
É...
H.C.Q.F, 26 de maio de 2020
020
*Imagem do Google


Desafio da vida

Ter na leitura um prazer e um ofício não é sem sacrifícios. A vida impõe diferentes renúncias nestes caminhos, cuja adversidade parece levar à ignorância e  estados de miséria anímica, quando há pausa nas leituras.
Todavia, algumas vezes, também são espaços de convívio com a repercussão das lacunas que trechos ácidos, assombrosos, misteriosos e extraordinários convocados por autores, narrativas, lirismo e dilemas.
Assim nasceu o gosto pela leitura na minha vida: intermitente e fecundo.
1- 🎄 Notas sobre ela ( Z. Magiezi, 2017)
Karla: "Tenho dores no corpo
A alma já não cabe aqui" (p. 106)

2 - 🔱 Elogio da loucura (D. Erasmo, 2010)
Elizabeth: "Pois bem, ouvintes muito loucos, sabeis agora o meu nome. Mas como há muita gente que ignora minha origem, devo tratar de apresentá-la, mediante o auxílio das Musas". (p. 15)

3 - 🪁Cem sonetos de amor (P. Neruda, 1999)
Hilda: "Sei que existes não só porque teus olhos voam e dão luz as coisas como janelas abertas" (p.21)

4 - 💀 - Contos extraordinários ( E. Allan Põe, 2019)
Trecho: "Era uma aberração de meu amigo (como mais eu poderia chamar isso?) estar enamorado da noite..." (Os assassinatos na rua Morge, p.56)

5 - 🌹Obra Completa ( Oscar Wilde)
Trecho de "O gigante egoísta":
"Não odiava mais o Inverno agora,pois sabia que era apenas a primavera adormecida e que as flores estavam descansando" (p.247)

6 - 💌 Nariz de vidro (M. Quintana, 2003)
Trecho: "A vida é tão bela que chega a dar medo" (p.8)

7 - 🌘 Literatura Comentada de Cecília Meireles (1982)
Trecho: "Mas quem viu, tão dilacerados, olhos, braços e sonhos seus,
E morreu pelos seus pecados,
Falará com Deus
Falará, coberta de luzes,
Do alto penteado ao rubro artelho,
Porque uns expiram sobre cruzes,
Outros, buscando-se no espelho"
(Mulher ao espelho)

8 - 🧜‍♂️mitologia
Priscila:
*Ode à Psique*
"Ó mais bela visão! Ó derradeira imagem!
Da estirpe celestial, da olimpia linhagem!
Mais bela que Diana livre de seu véu
E que Vésper erguida entre os astros do céu!
Que, no Olimpo, pudeste reluzir e ofuscar,
Embora sem um templo, embora sem altar"
(KEATS apud BULFINCH, 2006)

9 - 🌬️ Manoel
Trecho: "Nosso conhecimento não era de estudar em livros.
Era de pegar de apalpar de ouvir e de outro sentidos.
Seria um saber primordial?
Nossas palavras se ajuntavam uma na outra por amor, não por sintaxe." (p.142)

10 - Luisinho

quinta-feira, 21 de maio de 2020

Tempœspaço

Bem...
O mundo vive uma situação difícil e complexa, no entanto já sobreviveu a inúmeras outras circunstâncias assim: catástrofes, guerras, crises econômicas mundiais, morte em massa... 
Todavia o ser humano do final do século XX não conhecia. Esqueceu que primeiro ouviu, depois leu e a tecnologia foi aos poucos nos permitindo ver. Porém sentir só foi possível no agora. É esse um dos legados desta pandemia: estar no presente.
A passagem para a "Era 21" possibilitou alcances inimagináveis ao poder humano de "criar". De maneira rápida - como tudo que é realizado neste século, contado em segundos -, é possível estar em várias dimensões em tempo e espaço.
Aliás vive-se algo como: tempoespaço, tempo(ex)passo e também (tem)pó/és (passo).
Muitas vezes na vida, percebe-se que se desvaneceu a linha entre as dimensões tempœspaço. Conurbou como cidades, empresas, grandes organizações, muitas relações. Com isso, o lugar da reflexão, do questionamento, da solidão, do olhar pra dentro saiu totalmente de moda. E foi ultrapassado pelos vídeos de "storys" de vidas virtuais e de afetos momentâneos.
A pressa é algo tão constitutivo, que já não se vive momentos, ao contrário, se registra instantes. O que refere um saudosismo de eternidade, uma das contradições deste tempo, no qual todo caminho é ex passo. E o presente, já nasce no futuro, que já está passado do ponto.
Logo, a poeira do tempo está mais evidente no ser, marcado por valores antiquados, por se tornarem ultrapassados a todo instante. Onde a novidade não surpreende, pois não faz mais que a obrigação de existir.
(H.C.Q.F., 21 maio de 2020)
*****
Arte que antecipa: "Tempo Destino" (Vital Lima e Nilson Chaves)
https://youtu.be/3hXTGjZmurw

quarta-feira, 13 de maio de 2020

Sonh(ando)2020

Quanto tempo...
E o recomeço tem aparência de nascimento...
Eu comecei o blog para cultivar as minhas faltas, regando com esperança e amor. O objetivo era fazer a raiz se fortalecer, para que o tronco, frágil, fosse capaz de encorpar e até frutificar... Aconteceu!
Estou neste lugar bonito, no canto em que me encontro, agora com o fruto dos meus sonhos...
Não está fácil!
Outro dia ouvi que talvez quando fazemos um pedido aos céus não tenhamos a confiança/certeza que possa se realizar... exatamente assim! Como um pedido covarde que renega o presente por medo e acredita no futuro por preguiça... Tem um preço.
Os sonhos não são um lugar para repousar...
São espaços que precisam ser preenchidos todos os dias com:empenho,planos, ressignificações, conquistas.
São também famintos e precisam ser nutridos todos os dias com: respeito, coragem, força, fé.
São de verdade, e por isso, precisam ser amamentados com os nutrientes do próprio corpo de quem sonhou.
Recém nascidos toda manhã precisam de colo para choros de cólica, de noite má dormida...
Bem... Sonhar é a parte mais solitária da jornada e por isso regada de conflitos, mas realizar um sonho só começa... Pois sonhar é uma ação de reversibilidade, mau traduzindo, quer dizer, começa pelo fim (que se tem) e termina no começo de tudo... Assim na vigília nos despedimos do significado e iniciamos o sentido: tecendo a vida.
Vamos lá, que os sonhos nos recomeçam e o son(h)o em fim se tornou.
H. C. Q. F., 13 Maio de 2020

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018